O Sagrado Feminino traz os 4 arquétipos principais da mulher e mostra como cada um deles está relacionado a uma fase da Lua. Todas as mulheres vivem os 4 arquétipos, mas, às vezes, escolhem permanecer em um deles ou têm dificuldade com outros. Precisamos entender a importância de cada arquétipo da mulher e nos conectar com cada um deles. O primeiro arquétipo da mulher é a Jovem, ou Donzela, que também é considerada a primeira fase da mulher.
A Fase da Jovem, ou Donzela
Cada fase da Lua no céu está associada a uma fase da mulher. A Lua Crescente representa a menina, a Jovem ou Donzela. Essa fase representa a energia da menina que está se descobrindo, que está em transição para ser mulher. Nesse sentido, representa a menina que está interagindo, desbravando o mundo e conquistando a sua própria independência em pequenos, porém significativos, atos.
A Mulher Jovem ou Donzela é a menina que está se descobrindo, que está em transição para ser mulher, desbravando o mundo e conquistando sua independência.
A mulher Jovem, ou Donzela, é aquela menina que ainda não menstruou, mas está nesse processo para que possa reconhecer sua grande potencialidade cíclica. Porém, é como se a mulher Jovem, ou Donzela, fosse ainda linear, vivendo neste estágio de uma vida mais desconectada das potencialidades que o ciclo menstrual vem a oferecer.
A mulher Jovem ou Donzela ainda está em uma fase linear, vivendo desconectada das potencialidades que o ciclo menstrual vem a oferecer.
A Fase da Mulher Jovem, ou Donzela, e o Desabrochar da Primavera
No Sagrado Feminino, nos referimos à mulher Jovem ou Donzela como a menina que ainda não foi iniciada na sua menstruação ou na sua vida sexual, a menina que está no processo de desabrochar assim como acontece com a Primavera. É por esse motivo que tanto a Jovem como a Lua Crescente estão conectadas à estação da Primavera.
A Primavera representa esse período em que a natureza acorda novamente depois de um período de forte introspecção que foi o inverno. A natureza começa a desabrochar no Equinócio de Primavera, quando as flores florescem e os animais voltam a interagir com o mundo ao seu redor.
Todo esse processo primaveril também acontecesse com a mulher e ela é capaz de trazer essa potência de primavera para sua vida.
Essa fase da mulher está relacionada à Lua Crescente e à Primavera, que é quando as flores começam a florescer e os animais voltam a interagir depois de um tempo de introspecção.
A Energia Yang
A mulher Jovem, ou Donzela, está em um período com a energia mais yang, mais linear, com grande processo de atividade mental, racional e física. Nessa fase, o corpo da mulher está jovem e tem muita disposição e dinamismo para focar nas questões externas, tendo mais dificuldade para lidar com questões emocionais, por exemplo.
Na fase Jovem, ou Donzela, a mulher está muito mais pautada no Eu do que no Outro e, por isso, esse é um momento de muitas descobertas. Este é o período quando são despertadas vontades, desejos e questões para que a mulher sinta o impulso de focar na própria vida.
A mulher Jovem ou Donzela está em um período com a energia mais yang, com grande processo mental e físico. Ela está ligada a questões externas e tem dificuldade de lidar com questões mais internas e emocionais.
Conexão com a Lua Crescente no Céu
Quando pensamos na Lua Crescente no céu, a associação com a fase da Mulher Jovem, ou Donzela, também faz muito sentido. A Lua Crescente é a fase em que o Sol e a Lua fazem uma quadratura no céu, ou seja, astrologicamente, esse é um momento de tensão. Mas não é uma tensão negativa e sim uma tensão que motiva, desperta e encoraja para a ação.
Algo semelhante a essa dinâmica da Lua Crescente acontece com a mulher Jovem porque ela está nesse processo de despertar e de trazer os movimentos necessários para desbravar as suas outras potencialidades daqui para frente.
Quando falamos de Donzelas, é normal pensarmos em contos de fadas, associando essa mulher às princesas. Mas precisamos entender que, quando falamos da mulher Jovem ou Donzela, não nos referimos à princesa em busca do seu salvador externo, mas a uma mulher independente que é a sua própria salvadora.
Além disso, vale ressaltar que cada mulher pode entrar e sair da fase da Jovem ou Donzela no decorrer de toda a sua vida.
Conteúdo: Tati Pepato
Edição: Carolina Mezher e Juliana Jenkins