As cartas do Tarot são chamadas de Arcanos. Existem os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Neste post, você vai aprender mais sobre o vigésimo-primeiro Arcano Maior do Tarot, o Arcano 21: O Mundo.
Saber usar o Tarot da forma correta é muito importante para o processo de autoconhecimento e de orientação pessoal. Cada carta do Tarot traz suas possibilidades e é importante saber com profundidade o que cada uma representa.
O Significado da Carta do Mundo
O Arcano do Mundo é normalmente representado por um círculo com uma pessoa dentro, que pode ter dois sexos, ou seja, ser andrógena. Esse Arcano também traz os 4 elementos, indicando que você está completo(a) e pleno(a).
Em algumas situações, esse círculo representa um ovo e que a pessoa representa, você, está pronta dentro dele. É como se fosse um pintinho que está pronto para quebrar o ovo e viver a sua vida. Dessa forma, o Arcano do Mundo representa realização, sucesso, plenitude e finais de ciclos.
O Arcano do Mundo representa realização, sucesso, plenitude e finais de ciclos.
Assim como o Arcano do Sol, o Mundo também representa sucesso e plenitude, mas de uma forma diferente. Enquanto o Sol indica que ainda existe uma jornada a ser trilhada rumo ao objetivo final, o Arcano do Mundo mostra que a finalização está muito próxima.
Quando essa carta sai como conselho, ela indica que é hora de encerrar ciclos, situações e tarefas. Acima de tudo, mostra que você está pronto(a) para participar de uma nova jornada e entrar em um novo ciclo.
O Arcano do Mundo mostra que é hora de encerrar ciclos e, acima de tudo, mostra que você está pronto(a) para entrar em uma nova jornada.
Porém, no aspecto negativo, o Arcano do Mundo pode indicar que você está com medo de encerrar alguma coisa que já acabou, que já completou o seu ciclo, como um relacionamento ou um trabalho, por exemplo.
As Representações desse Arcano para as Diferentes Áreas da Vida
Amor:
Em relação ao Amor, se você está saindo com alguém, o Mundo pode indicar muita conexão espiritual. Porém, é necessário tirar mais uma carta e perguntar o que isso representa no futuro porque o Mundo pode indicar que está muito gostoso nesse momento, mas, no futuro, pode sair uma carta que mostra que esse não é o caminho.
Se você já está em um relacionamento mais sério, também é importante trazer esses questionamentos porque o Arcano do Mundo pode indicar que você está em uma relação muito estável e que é hora de trazer uma nova responsabilidade, como um casamento para quem está namorando por exemplo.
Por último, se você não está em um relacionamento, esse Arcano mostra que você está muito pleno(a), aberto(a) e pronto(a) para um novo relacionamento, mas que você precisa escolher e se abrir para isso.
Trabalho e Dinheiro:
Em relação ao trabalho, o Mundo mostra que você chegou em um status do seu trabalho em que não tem mais para onde crescer. Nesse sentido, indica que está na hora de trocar de emprego.
No contexto financeiro, o Mundo indica uma estabilidade e situação financeira muito positiva, mas que é necessário pensar onde investir para ganhar mais dinheiro e ter uma vida financeira equilibrada.
Essa carta também pode ser interpretada como uma mãe que assiste seus filhos saindo de casa e se encontra em uma nova fase. É como se essa mãe tivesse um recomeço, mas com grandes experiências e talvez até mais liberdade financeira.
Espiritualidade e Saúde:
A carta do Mundo mostra muita proteção e aprendizado espiritual. Ao mesmo tempo, mostra que você precisa abrir os horizontes, quebrar paradigmas e estudar coisas novas.
Em relação à saúde, o Arcano do Mundo é muito positivo e mostra uma saúde plena. Indica que seu corpo e mente estão saudáveis, com todos os conceitos energéticos fluindo bem.
*
Em aspectos gerais, o Mundo indica que a pessoa chegou no ápice, mas não quer dizer que esse ápice é tudo, porque sempre há o que fazer e reinventar. Portanto, o Arcano do Mundo representa sempre sucesso, dinheiro, felicidade e plenitude, mas também a necessidade de ter novos ciclos, de encerrar bem um ciclo, se abrir para um novo e se reinventar.
Conteúdo: Tiago Maçon
Edição: Carolina Mezher