Desafios da Falta de Flexibilidade no Yoga

O que toda pessoa com falta de flexibilidade precisa saber antes de praticar Yoga.

O Yoga é cada vez mais difundido e popularizado em diversas partes do mundo. Mas a crescente popularização dessa prática milenar também contribui para a propagação de ideias, crenças e expectativas acerca da prática de yoga. Uma das principais ideias relacionadas ao yoga é que ele não pode ser praticado por quem tem falta de flexibilidade.

 

Todo mundo pode praticar yoga, mesmo quem tem falta de flexibilidade.

 

Muitas pessoas acreditam que é preciso ser flexível para praticar yoga, mas isso não é verdade. Todo mundo pode praticar o yoga e a flexibilidade é uma consequência do yoga e não um objetivo que você deve alcançar ou um pré-requisito. O yoga oferece uma experiência única e específica para cada pessoa, a depender do seu corpo e do seu nível de flexibilidade.

 

A flexibilidade é uma consequência do yoga, e não um objetivo que você deve alcançar ou um pré-requisito.

 

Veremos agora como é a experiência do yoga para quem tem falta de flexibilidade, ou seja, é a famosa pessoa “dura”.

 

Experiência de Falta de Flexibilidade no Yoga

Muitas das pessoas com falta de flexibilidade ou “duras” que procuram a prática de yoga podem ficar um pouco apreensivas antes da prática por causa de tantas falsas ideias difundidas de que ter flexibilidade é um pré-requisito para a prática de yoga.

Porém, não precisa ficar ansiosa(o)! Quem tem falta de flexibilidade tem muito a ganhar com a prática de yoga.

Uma pessoa que tem falta de flexibilidade e é mais dura, tem um potencial muito grande de aumentar e avançar no seu nível de mobilidade/flexibilidade de forma bem visível com a prática de yoga. É claro que esse processo de ganho pode ser mais rápido ou mais lento a depender de pessoa para pessoa.

Quem tem falta de flexibilidade e é mais duro, tem um potencial muito grande de aumentar e avançar no seu nível de mobilidade/flexibilidade de forma bem visível com a prática de yoga.

 

Além disso, para quem tem falta de flexibilidade, a prática do yoga se torna um processo quase mágico de reconhecimento e entendimento do corpo. Esse processo resulta na soltura das partes mais duras, melhorando a qualidade de vida da pessoa com essa mobilidade adquirida.

 

A Linha Tênue entre Desconforto e Dor

Outro ponto muito importante de destacar para quem tem falta de flexibilidade é que é importante sempre estar atento à linha tênue entre desconforto e dor e à diferença entre essas duas questões.

O processo de ganho de mobilidade/flexibilidade e de soltura do corpo é vivenciado por todos com a prática de yoga, mas as pessoas com falta de flexibilidade vivenciam isso de forma mais intensa e elas frequentemente vão passar pela linha do desconforto físico.

Quando você faz um alongamento dentro das posturas do yoga, você sente um desconforto que corresponde ao alongamento do corpo. Porém, esse processo não deve nunca deve chegar na dor.

Quem tem falta de flexibilidade vivencia frequentemente a linha tênue entre desconforto e dor na prática de yoga. Você pode sentir um desconforto devido ao alongamento do corpo, mas esse processo não deve nunca chegar na dor.

 

Essa vivência da linha tênue entre desconforto e dor é mais frequente para quem tem falta de flexibilidade porque muitas dessas pessoas tem o desejo de ser flexível e de avançar rapidamente, não respeitando os limites do corpo.

O yoga nunca deve envolver dor e deve, sim, sempre respeitar constantemente o corpo.

 

Dicas para a Prática

Outra questão que vale ressaltar na experiência de quem tem falta de flexibilidade é o uso de props, que são equipamentos e objetos que ajudam a entrar em uma postura específica ou que reduzem a intensidade de dada postura.

Os props são fundamentais para que você não force o seu corpo e não entre no processo de dor. Eles permitem que você permaneça na zona de desconforto que é desejável para o alongamento do corpo nas posturas.

 

Os props são blocos, fitas, cobertores etc. e são essenciais para quem tem falta de flexibilidade/mobilidade.

 

Além dos props, quem tem falta de flexibilidade também pode usufruir ao máximo das modificações das posturas. Toda postura tem seu modelo “ideal”, seu formato original, mas todo corpo é diferente um do outro e a forma que você executa determinada postura deve levar em conta essa individualidade. É importante ter isso em mente porque muitas pessoas tentam entrar no modelo “ideal” de uma postura e acabam entrando na zona da dor.

Os props, que são objetos e equipamentos usados no yoga e as modificações das posturas são essenciais para quem tem falta de flexibilidade porque evitam que essas pessoas entrem no processo de dor.

 

Portanto, o yoga é para todos e é muito importante que você seja um aliado a desconstruir esses modelos e ideias fixadas sobre a prática.

É claro que o yoga proporciona o ganho de flexibilidade e mobilidade, mas é preciso saber que o ganho de autoconhecimento corporal e a reconexão com o corpo é o que mais importa na prática do yoga.

 

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas