A popularização do yoga cresce a cada dia. De alguma forma, quase todo mundo sabe o que é yoga, tem uma ideia do que é, já foi em uma aula ou pelo menos conhece alguém que já foi. Além disso, o yoga também está na internet e nas redes sociais e muita informação sobre esta prática chega até nós a todo momento.
Por um lado, isso é ótimo porque mais e mais pessoas estão tendo contato com essa medicina e sabedoria milenar. Mas também existem os contras de tamanha popularização, para os quais precisamos estar atentos.
A Popularização do Yoga: A Criação de uma Ideia Fixa sobre a Prática
Essa crescente popularização nos últimos anos formou uma indústria muito forte que é ligada à criação de uma ideia fixa do que é o yoga. Há diversas marcas de roupas, companhias e empresas querendo vender produtos e diversas pessoas e influencers que publicam muito sobre este tema nas redes sociais. De certa forma, todos contribuem para a disseminação e fortalecimento de uma ideia fixa do yoga.
Somos constantemente bombardeados de imagens e preconcepções que nos fazem fixar na mente uma ideia específica do que é o yoga. Por exemplo, vemos mulheres lindas, magras e com as melhores roupas de yoga do mercado tirando fotos produzidas e fazendo posturas super difíceis.
Antes de Continuar, temos uma sugestão para você! Cadastre-se abaixo e receba vários conteúdos exclusivos, diretamente no seu e-mail:
A atual popularização do yoga faz com que criemos em nossa cabeça uma ideia fixa do que é o yoga.
Desta forma, quando vamos a uma prática de yoga, já vamos com essa mentalidade fixa, com essa percepção do que é o yoga, como se ele se resumisse ao que vemos nas redes sociais. E isso é extremamente prejudicial para a prática.
Neste sentido, muitas pessoas pensam que vão para uma aula de yoga e vão conseguir fazer as posturas difíceis que veem na internet em pouco tempo, por exemplo. Por sua vez, outras pessoas nem se permitem experimentar o yoga porque pensam que ele é direcionado a pessoas magras, com um determinado tipo físico, com muita flexibilidade ou que seguem determinado estilo de vida.
De uma forma ou de outra, a popularização do yoga construiu uma ideia fixa na mente das pessoas que as distancia de absorver os verdadeiros e inúmeros benefícios desta técnica milenar.
A construção de uma ideia fixa do que é o yoga nos distancia de absorver os verdadeiros e inúmeros benefícios dessa técnica milenar.
O problema da Comparação
Além disso, é importante considerar que a crescente popularização do yoga e a construção de uma ideia fixa sobre a técnica fazem com que as pessoas se comparem com o que é disseminado nas diversas mídias. Compara-se corpos, práticas, posturas, performances e resultados.
Essa comparação é completamente oposta ao que o yoga prega e busca. O yoga deve ser considerado de forma individual e adaptado às nossas necessidades específicas. Nós não somos iguais à pessoa que está do nosso lado na aula, ao nosso amigo ou àquela pessoa que vemos no Instagram, por exemplo.
Todos nós somos diferentes, com histórias de vida, personalidades, corpos e mente diferentes. Cada um tem o seu processo cíclico único que muda de tempos em tempos e deve ser respeitado sempre.
Não podemos nos comparar aos outros no yoga porque ele deve ser uma prática individual e adaptado às nossas necessidades específicas.
A grande popularização atual do yoga contribui para que cada vez mais pessoas tenham acesso a essa prática milenar de autoconhecimento. Porém, não devemos ficar presos a uma ideia fixa do que é o yoga e nem nos compararmos aos outros. O yoga tem inúmeros benefícios a oferecer e devemos praticá-lo de forma individual e adaptada às nossas necessidades a cada momento.