As Formas de Constelação Familiar

Aprenda a diferença entra as formas de Constelação Familiar: Análise Individual x Análise em Grupo

A Constelação Familiar é uma técnica muito poderosa. Ela te permite identificar e curar bloqueios e padrões não harmônicos ao trazer luz às relações que você mantém com os seus familiares ou outros grupos dos quais faz parte. Nesse post, você verá como funciona a análise individual e a análise em grupo da Constelação Familiar.

 

As Formas de Constelação Familiar: A Análise Individual

No formato da análise individual, o constelador utiliza bonecos para representarem os diferentes membros da família, seja na água ou fora dela. Durante a sessão, o terapeuta pede que a pessoa selecione e posicione cada boneco em um determinado lugar. Ou seja, você posiciona um boneco conforme a posição que sua mãe se encaixa dentro da sua vida, por exemplo, e assim por diante. Desta forma, o constelador consegue avaliar junto com o constelado, quais são os bloqueios que existem em sua vida.

Uma das formas de Constelação Familiar é a análise individual, na qual se utiliza bonecos para interpretar os diferentes membros da família ou grupo. A pessoa constelada posiciona cada boneco em um determinado lugar e, assim, o constelador consegue avaliar possíveis bloqueios.

 

Além disso, vale ressaltar que as análises acontecem sempre de maneira fenomenológica. Ou seja, através dos eventos que ocorreram no passado, é possível traçar o percurso até entender o que aconteceu com cada membro na sua história. Com isso, é possível entender também quais são as situações que se repetem ao longo dos anos como doenças, falências, crenças e pensamentos limitantes.

As crenças que geralmente passam de geração para geração são principalmente relacionadas ao dinheiro. Alguns exemplos de crenças financeiras são não se sentir merecedor, pensar que a vida é difícil ou que não é digno de felicidade e sucesso. Durante a análise, essas crenças enraizadas no subconsciente vêm à tona e, a partir daí, elas podem ser transmutadas.

 

A Constelação Familiar te permite entender o que aconteceu com cada membro ao longo da história e quais são as situações que se repetem ao longo dos anos.

 

A Análise em Grupo

Outra forma de realizar a Constelação Familiar é a análise em grupo. Nela, ao invés de usar os bonecos, as próprias pessoas presentes no momento são quem representam os familiares e a posição que eles ocupam dentro do sistema da pessoa constelada.

Portanto, as pessoas que estão participando se envolvem neste campo energético e conseguem, desta forma, sentir e assumir o papel do familiar que estão interpretando.

Na análise em grupo, as pessoas presentes representam os familiares e a posição que ocupam no sistema da pessoa constelada.

 

Na sessão em grupo, cada pessoa se conecta com o inconsciente que existe no coletivo e traz as informações que captou para que o constelador possa fazer a análise.

Assim, a análise pode vir através de informações que virão à tona durante a sessão ou até mesmo da não sensação que algumas pessoas podem trazer. Nesse sentido, vale ressaltar que a não sensação também oferece muita informação sobre a interação daquele indivíduo no sistema porque pode representar a ausência de um membro familiar ou até uma rejeição, por exemplo.

 

Portanto, tanto através da análise individual quanto da análise em grupo, a Constelação Familiar é uma poderosa ferramenta que te permite ter consciência da posição que ocupa em cada grupo que frequenta. Assim, você pode analisar a sua realidade e curar aquilo que não está fluindo em sua vida.

 

Conteúdo: Nayson Souza
Edição: Carolina Mezher

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas