As cartas do Tarot são chamadas de Arcanos. Existem os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Neste post, você vai aprender mais sobre o décimo terceiro Arcano Maior: A Morte.
Saber usar o Tarot da forma correta é muito importante para o nosso processo de autoconhecimento e de orientação pessoal. Cada carta do Tarot traz suas possibilidades e é importante saber com profundidade o que cada uma representa.
O Significado da carta da Morte
O Arcano da Morte costuma trazer muito medo porque não é simples falar sobre mortes. Porém, é importante entender que na nossa vida não existe apenas a morte física, mas também a morte de vários processos que vivemos e é isso que esse Arcano representa. Esse Arcano fala sobre ceifar, cortar e morrer, ou seja, finalizar ciclos.
O Arcano da Morte fala sobre a morte de vários processos que vivemos, sobre ceifar, cortar e finalizar ciclos.
Essa carta traz um cavaleiro da morte, do juízo final com toda a sua força e imponência, além de figuras que tentam negociar com a morte. Porém, é importante entender que é impossível negociarmos alguns fins na nossa vida. Além disso, esse Arcano não representa necessariamente um fim, já que nada acaba, tudo se transforma.
É importante entender que o Arcano da Morte não representa necessariamente um fim, já que nada acaba, tudo se transforma.
No aspecto negativo, essa carta pode indicar muita racionalidade e que a pessoa toma atitudes baseadas apenas na razão. Além disso, pode indicar muita raiva interna e egoísmo em algumas situações.
Quando o Arcano da Morte sai no futuro, pode representar uma situação que vai ser cortada da sua vida ou que precisa ser modificada. Muitas vezes, esse Arcano representa nossa capacidade de transformar a nossa vida. Portanto, a Morte nos dá a responsabilidade de escolher cortar, transformar e modificar, já que essa escolha de mudança fica nas nossas mãos.
A Morte nos dá a responsabilidade de escolher cortar, transformar e modificar, já que essa escolha de mudança fica nas nossas mãos, é nossa responsabilidade.
As Representações desse Arcano para as diferentes áreas da vida
Amor e Relacionamento:
Se você está em um relacionamento, a Morte mostra que está empurrando com a barriga, que existem muitas coisas que perderam o sentido e que está na hora de cortar. Porém, pode mostrar situações em que você precisa cortar atitudes suas, pois elas podem estar estragando a relação.
Se você está solteiro(a) e pergunta se vai encontrar alguém, esse Arcano fala que você precisa se abrir para o amor e não continuar tomando atitudes pautadas apenas na razão. E, como esse Arcano também representa raiva, indica que se a pessoa carrega raiva de relacionamentos anteriores, também não conseguirá se abrir para um relacionamento novo.
Portanto, a Morte indica que é o momento de curar essas raivas internas para permitir que o novo chegue. É importante entender que quando falamos da Morte, precisamos trazer essa responsabilidade de escolha para nós, pois essa atitude não virá através de outras pessoas.
Trabalho e Dinheiro:
No trabalho, essa carta indica que haverá cortes, mas que você pode se beneficiar desses cortes para buscar um emprego melhor. Ou seja, você entende que o seu ciclo naquele emprego acabou.
Em relação ao dinheiro, a Morte indica que está na hora de cortar gastos desnecessários, que você está gastando com coisas que não devería ou focando em coisas sem sentido.
Saúde:
No contexto de saúde, esse Arcano não representa morte física, mas indica a necessidade da mudança de hábitos, de cortar algo ruim da sua alimentação ou algum vício que tenha como drogas ou álcool por exemplo.
Espiritualidade:
No contexto da espiritualidade, a Morte é muito interessante. Ela indica que você pega informações em vários lugares e que é hora de integrar tudo isso para se transformar, como a lagarta que se isola no casulo para virar borboleta. Ou seja, esse Arcano mostra que você está no caminho de evolução e transformação com essa energia fantástica, que é encerrar e dar início a novos ciclos.
Em aspectos gerais, quando sai a Morte, você precisa trazer essa autorresponsabilidade para dar fim e cortar situações que não têm perspectiva de futuro. Se não fizer isso nesse momento, terá consequências no futuro.
Não é fácil fazer esses cortes porque muitas vezes temos medo, apego e carência, mas precisamos entender que quando sai a carta da Morte, é uma indicação do Universo de que esse é o momento certo para esses cortes. É preciso morrer hoje para se transformar em algo melhor no futuro.
Conteúdo: Tiago Maçon
Edição: Carolina Mezher