Benefícios da Meditação para o Corpo

Efeitos, Benefícios e Influência da Meditação no Corpo Físico

Os benefícios da meditação para o nosso corpo e para a nossa qualidade de vida são muitos. A meditação pode e deve ser praticada por todos. Nesse post, você vai entender como o corpo funciona e como a meditação ajuda a regular hormônios importantes e, com isso, alcançar bem-estar e uma maior qualidade de vida.

 

Os benefícios da meditação para o corpo são muitos. A meditação ajuda a regular hormônios importantes e, com isso, alcançar bem-estar e maior qualidade de vida.

 

Os Benefícios da Meditação: Sistema Nervoso Simpático X Parassimpático

O Sistema Nervoso Simpático controla quase tudo que fazemos quando estamos despertos. Ele controla a nossa o que pensamos, o nosso caminhar, as nossas ações, quando temos medo e quando corremos de algum perigo por exemplo.

Portanto, esse é o sistema que nos protege, mas, muitas vezes, abusamos desta proteção e disparamos doses de adrenalina no nosso corpo sem necessidade.

 

O Sistema Nervoso Simpático controla quase tudo que fazemos quando estamos despertos. Ele nos coloca em um estado de alerta constante.

 

Toda vez que você está pronto para o ataque, quando se defende, quando está nervoso ou com o pensamento acelerado, você aciona o seu Sistema Simpático. É como se você estivesse em um estado de alerta.

Esse era o sistema que comandava os homens das cavernas, por exemplo, já que eles precisavam estar em constante alerta para se proteger, fugir de brigas e disputar por comida.

Hoje em dia, nós já não precisamos desse estado de alerta constante. Porém, muitas coisas que passamos no nosso dia a dia nos colocam nesse estado de estresse e tensão. Ficamos nesse estado com notícias de jornal, ligações repentinas, notícias de familiares, além do medo de perder o emprego ou ser abandonado em um relacionamento, por exemplo.

Do outro lado está o Sistema Parassimpático, que é ativado quando estamos em um estado de paz, de relaxamento ou concentrados em algo.

Portanto, toda vez que começamos a meditar, nós desligamos o Sistema Simpático e ativamos o Sistema Parassimpático. Com isso, a meditação nos traz uma série de hormônios e processos físicos relacionados ao bem-estar.

 

 

Toda vez que começamos a meditar, nós desligamos o Sistema Simpático e ativamos o Sistema Parassimpático. Com isso, nosso corpo entra em um processo de bem-estar.

 

Os Hormônios do Bem-estar

Existem alguns hormônios que nos causam a sensação de bem-estar, de paz, de prazer e de tranquilidade. E todos eles podem ser ativados e regulados pela meditação. Com a meditação, nós mudamos algo no nosso emocional e isso se reflete no nosso corpo. Com isso, nós alcançamos uma melhora da nossa saúde de forma geral.

 

Serotonina

A serotonina regula o humor, o apetite, o sono e a memória. Nós produzimos serotonina quando cuidamos de nós mesmos, quando tomamos sol ou meditamos, por exemplo.

 

Ocitocina

A ocitocina reduz a ansiedade, nos traz a sensação de calma e de estar seguro. A meditação é uma das formas mais eficazes de gerar ocitocina no cérebro, o que nos traz paz e segurança. Nós produzimos ocitocina com longos abraços, quando tomamos sol, relaxamos e meditamos, por exemplo.

 

Dopamina

A dopamina traz uma recompensa no no cérebro ao concluir tarefas: o prazer e a cognição. Quando este hormônio está em falta no nosso corpo, nós procrastinamos porque já não sentimos prazer em concluir tarefas. Além disso, não nos sentimos capazes de concluir os projetos. Portanto, começamos diversas coisas sem finalizar e nos sentimos fracassados e incapazes, o que só aumenta a nossa angústia, ansiedade e medo. Nós produzimos dopamina ao atingir metas, meditar e praticar exercícios físicos, por exemplo.

 

Endorfina

Por sua vez, a endorfina atua como um analgésico liberado pelo nosso corpo em situações de dor e estresse. Sabe-se que pessoas que meditam há muito tempo têm um limiar de dor mais alto, ou seja, elas têm uma propensão maior a não sentirem a dor. Nós produzimos endorfina quando tomamos um banho frio, quando nos exercitamos com mais intensidade e quando vivemos situações de lazer e bem-estar com pessoas que gostamos.

 

 

Portanto, a meditação traz muitos benefícios para a nossa saúde e bem estar, já que ela ativa os hormônios de relaxamento no nosso corpo. Na visão holística, sabe-se que as doenças físicas são uma reação do nosso emocional em desequilíbrio. Por isso, é essencial cuidarmos bem do nosso emocional e a meditação nos ajuda muito nesse processo.

 

Conteúdo: Raphael Valente
Edição: Carolina Mezher

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas