Assim como uma mesa que possui as quatro pernas para ficar firme no chão, a Astrologia também possui quatro pilares de fundação. Os quatro pilares da Astrologia são os Planetas, os Signos, as Casas Astrológicas e os Aspectos. Todos eles são essenciais para a leitura e interpretação de um Mapa Astral.
Planetas
Os Planetas são os agentes ou atores dentro de um Mapa, eles indicam a ação. Podemos representá-los por verbos como “eu faço, eu amo, eu penso, eu expando, eu limito, eu revoluciono, eu sinto, eu sou” por exemplo. Podemos representar cada um dos 10 planetas por uma gama de verbos específicos que indicam a influência deste planeta no nosso Mapa e na nossa vida. Além disso, é importante ressaltar que o Sol e a Lua também são considerados planetas na Astrologia.
Confira aqui o post sobre os Planetas na Astrologia
Signos
O segundo pilar da Astrologia são os Signos, que representam a forma, o modo como os planetas vão agir na nossa vida, dependendo de seu posicionamento no nosso Mapa Astral. Os 12 signos são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Casas Astrológicas
Já as Casas Astrológicas são os cenários que indicam onde determinada cena e ação vão acontecer no nosso Mapa e na nossa vida, ou seja, em que setor da nossa vida sentiremos a influência da ação de cada planeta. O Mapa Astral tem 12 Casas e cada uma representa uma área da nossa vida. As Casas Astrológicas mais importantes são as Casas 1, 4,7 e 11, que são as Casas Angulares.
Aspectos
O quarto e último pilar da Astrologia são os Aspectos e representam a interação e a conversa entre os planetas dentro do Mapa Astral. Como vimos, cada planeta tem uma roupagem e cenário definidos dependendo do signo e da Casa onde está posicionado no nosso Mapa, mas, quando dois ou mais planetas estão trabalhando juntos ou se enxergando de alguma forma, eles podem agir de formas diferentes.
Portanto, diferentemente do que vemos em muitos lugares, não devemos resumir a Astrologia ao que representa cada um desses pilares de forma isolada. A Astrologia é, na verdade, a costura e integração entre esses quatro pilares da forma única como eles se apresentam em cada Mapa Astral.
Os Pilares da Astrologia no Mapa Astral
Devemos sempre analisar um Mapa Astral a partir da interpretação conjunta dos planetas, do signo em que estão, das Casas Astrológicas em que estão e dos Aspectos que fazem com outros planetas.
Quando nós aprendemos e entendemos esses quatro pilares da Astrologia de forma profunda e integrada, conseguimos visualizar a forma como o Mapa Astral inteiro conversa e assim conseguimos fazer Astrologia.
O Mapa Astral é um diagrama circular da posição aparente dos planetas tal como vemos aqui da Terra. Toda a Astrologia é baseada do ponto de vista geocêntrico, ou seja, da Terra olhando para o céu. Nesse sentido, o Mapa Astral é desenhado como se nós estivéssemos no centro dele, olhando para fora, ou seja, para os planetas que giram ao nosso redor e nos influenciam.
A Astrologia é um sistema simbólico que opera a partir desses quatro pilares: Planetas, Signos, Casas Astrológicas e Aspectos. Nós temos que analisar simbolicamente o que cada planeta representa e como seu posicionamento no céu pode desencadear acontecimentos na nossa vida, de acordo com o signo e a Casa Astrológica em que ele está e os aspectos que faz no nosso Mapa Natal.
Deseja aprender a ler o Mapa Astral da forma correta? Baixe aqui o ebook
Conteúdo: Silvia MD
Edição: Carolina Mezher