Mercúrio Retrógrado (Trânsito)

Quem tem medo de Mercúrio Retrógrado?

Muito se ouve falar sobre os supostos efeitos que Mercúrio Retrógrado pode causar em nossas vidas: computadores travando, celulares pifando, e-mails perdidos… Toda a comunicação entrando em colapso.

Mas será que podemos culpar o Mercúrio Retrógrado por todos os nossos problemas tecnológicos? Nesse post, vamos conhecer os significados de Mercúrio e desmistificar um pouco o conceito de Retrogradação e entender como, de verdade, esse trânsito pode nos afetar.

 

 

Mercúrio: O Mensageiro

Na mitologia grega, Mercúrio era chamado de Hermes: o mensageiro dos deuses, o único capaz de caminhar entre os mundos para transportar mensagens. Por isso, na Astrologia, este planeta se relaciona com as comunicações, com o comércio e com o nosso raciocínio lógico.

 

 

Movimento Retrógrado

O movimento de retrogradação, que acontece quando falamos que um planeta está Retrógrado, é um movimento visível a partir do ponto de observação na Terra. Ele acontece quando um planeta parece estar seguindo na direção oposta ao normal, que é chamado Movimento Direto. Isso acontece porque há uma diferença entre a órbita de Mercúrio em torno do Sol e a órbita do próprio planeta Terra.

Esse aparente movimento da retrogradação pode parecer difícil de entender em uma leitura, mas é facilmente perceptível quando vemos esse movimento acontecendo. O vídeo a seguir ilustra bem o movimento dos planetas em relação à Terra:

A Astrologia é a Arte de observar as Luzes. Portanto, mesmo sabendo que, na realidade, Mercúrio continua seu caminho normalmente em torno do Sol, para nós, o fato dele “parecer” estar andando para trás é muito importante.

 

Além disso, o movimento retrógrado faz com que o planeta, quando observado em um Mapa, volte alguns graus. Inclusive, ele pode até mesmo retornar para o signo em que esteve há poucos dias, ou repetir algum aspecto com outros planetas.

 

Aspectos, para a Astrologia, são a forma como os planetas se enxergam e trocam informações entre si. Basicamente, os aspectos representam como a energia de dois planetas interagem entre si. Alguns aspectos são favoráveis e outros nem tanto.

 

E como esse movimento retrógrado de Mercúrio pode nos afetar?

Quando um planeta está retrógrado, ele perde um pouco de sua força de expressão. Por isso, é normal que os assuntos de Mercúrio, ou seja, as comunicações e os raciocínios, fiquem debilitados.

 

Mais do que apenas uma debilidade de seus assuntos, o trânsito de Mercúrio Retrógrado nos traz a revisão de assuntos que pareciam ter sido finalizados.

 

Durante o Mercúrio Retrógrado, alguns assuntos que pareciam ter sido finalizados podem voltar à tona. Por isso, é importante tirar um tempo para revisar tudo que você fizer para garantir que tudo saia de acordo com os planos. Ou seja, não tome nenhuma medida drástica, pois você poderá precisar voltar atrás.

No geral, a tecnologia pode falhar a qualquer momento. Mas nada acontece no céu para nos prejudicar – o céu é apenas um espelho do que acontece na Terra.

 

A debilitação de Mercúrio em movimento retrógrado não significa que seu computador vai parar de funcionar ou que a sua internet vai cair, por exemplo. Se você não trabalha diariamente com tecnologia, é possível que você nem sequer sinta os efeitos do Mercúrio Retrógrado com tanta intensidade. Portanto, tudo depende do seu próprio Mapa Natal, é claro.

Durante este trânsito, os eventuais problemas com a falta de acesso às tecnologias que surgirem servirão para você reavaliar a sua comunicação e a forma como interage com quem está à sua volta.

Por isso, aproveite para estabelecer uma ordem nos seus processos, se organizar e rever as suas pendências. Assim, você ficará menos propenso a sentir quaisquer efeitos incômodos do trânsito de Mercúrio Retrógrado.

 

Como lidar com Mercúrio Retrógrado da melhor forma:

– Aproveite para limpar e organizar a sua casa. Assim os seus pensamentos também ficarão mais organizados.

– Tire tempo para si mesmo.

– Evite conflitos, pois as palavras poderão soar atravessadas.

– Não tome nenhuma decisão drástica. É melhor esperar este trânsito passar.

 

Mercúrio Retrógrado no Mapa Natal

Se você tem Mercúrio Retrógrado no seu Mapa Natal, saiba que esse não é um motivo para preocupação porque Mercúrio fica retrógrado muitas vezes por ano e muitas pessoas possuem esse tipo de posicionamento no Mapa.

Além disso, os “sintomas” de um Mercúrio debilitado no Mapa não são necessariamente de raciocínio lento ou dificuldade para aprender. Mas, para entender melhor como o Mercúrio do seu Mapa Natal interfere na sua vida e no seu destino, o melhor a fazer é consultar um astrólogo profissional.

Conteúdo e Edição: Aura

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas