Introdução às Casas Astrológicas

As Casas Astrológicas possuem um papel importante nos diversos setores da nossa vida. Descubra mais sobre o significado de cada Casa…

 

Dentro da Astrologia, as Casas Astrológicas estão relacionadas a 12 divisões no céu que correspondem a cada uma das áreas de nossa vida. Para identificar com mais facilidade, cada casa representa um signo diferente dentro do Zodíaco, que são enumeradas iniciando com o Ascendente e segue em movimento anti-horário até o último signo.

Isso significa que todos nós recebemos influência dos 12 signos em cada setor da vida, segundo nosso Mapa Astral e, por isso, compreender melhor como funciona cada uma das Casas Astrológicas te permitirá conhecer mais sobre as diferentes energias que regem seu destino, como cada signo se expressa e qual combinação entre os planetas está influenciando diretamente sua vida material ou espiritual.

Casas Astrológicas no Mapa Astral: Como estão divididas?

As Casas Astrológicas simbolizam um aspecto e energia diferente dentro do Zodíaco, sendo as seis primeiras casas responsáveis pelo setor pessoal e as seis últimas interpessoais. Se nasceu durante o dia (mapa diurno), seu Ascendente estará localizado entre as casas 7 a 12 e você será uma pessoa mais comunicativa e expansiva, entretanto, se nasceu durante a noite (mapa noturno) você tende a ser mais introvertido.

Isso acontece porque dependendo do polo e hemisfério em que está localizada, podem representar sua fonte de motivação e como você recarrega suas energias. As casas 1,2,3 e 10,11 e 12, por exemplo, são casas de autoafirmação, ou seja, associadas ao ego. As casas 4,5,6,7,8 e 9 são casas cooperativas, em que você busca ser recompensado.

Da mesma maneira que os signos são divididos entre Cardinal, Fixo e Mutável, as Casas Astrológicas também recebem sua própria divisão, sendo elas:

  • Casas Angulares (primeira, quarta, sétima e décima casa)são casas que costumam governar nossas ações, por isso são mais ativas e costumam nos dar motivação e impulso. Os planetas que se posicionarem nessas casas terão sua força ampliada, assim como os signos tendem a ser mais dominantes.
  • Casas Sucedentes (segunda, quinta, oitava e décima primeira) – embora não sejam tão fortes quanto as Casas Angulares, estão associadas à nossa segurança, desenvolvimento pessoal, valores e propósito. É elas que irão nos ajudar na gestão de nossos recursos e na organização.
  • Casas Cadentes (terceira, sexta, nona e décima segunda) – como o próprio nome diz, casas cadentes são aquelas que já estão em queda, e, por isso tendem a enfraquecer a energia dos planetas. Estão associadas a temas reflexivos como o passado e futuro, expansão da consciência, espiritualidade e assim por diante.

Antes de Continuar, temos uma sugestão para você! Escolha seu Signo no Formulário abaixo e receba informações sobre ele diretamente no seu e-mail.

 

Significados das Casas Astrológicas

 

Como visto anteriormente, cada Casa Astrológica está associada a um setor diferente em nossa vida. Diferente dos planetas, as casas não emanam energia, mas representam a forma como a influência dos astros poderá se manifestar naquele setor.

Caso nenhum planeta ou posicionamento se encontre na sua casa, ela deverá ser analisada de acordo com o signo correspondente.

Casa Astrológica 1: Ascendente e Personalidade

A primeira casa astrológica é marcada pelo signo que ascendia o céu no momento do seu nascimento. É a mais importante dos signos angulares porque está relacionada com a personalidade e corpo físico, influenciando a maneira que se veste, a primeira impressão que você passa, seu ego e sua identificação.

Ao observar qual signo e quais planetas estão localizados na Casa 1, será possível compreender melhor a forma como se comporta, sua vitalidade, aquilo que te traz bem estar e características da sua essência e de seu autoconhecimento.

Casa Astrológica 2: Recursos Pessoais e Talentos

Popularmente associada ao dinheiro e riquezas materiais, a segunda casa astrológica vai representar o valor que damos as coisas, como administramos nossos recursos, quais desafios encontraremos ao buscar estabilidade financeira e a forma como podemos nos autossabotar ao conquistar nossa prosperidade.

Em geral, essa casa explica seus valores pessoais e a forma como você irá utilizar seus dons e talentos inatos para conseguir dinheiro. De forma subentendida, dependendo da sua autoestima você pode se sentir mais merecedor de abundância ou não.

Casa Astrológica 3: Comunicação

A terceira casa astrológica está associada ao signo de Gêmeos, que representa a comunicação, a forma de se expressar e relacionar-se com as outras pessoas. É através dele que teremos a nossa primeira interação com o social, destacando nossa linguagem e nosso convívio com o outro.

Na Casa 3 iremos coletar as primeiras informações e conhecimentos para formar nossa estrutura mental, como literatura ou a primeira infância, registrando inclusive aspectos familiares como interações com irmãos.

Casa Astrológica 4: Ancestrais e Familiares

A quarta casa astrológica é a parte mais baixa do Mapa Astral, também chamado de Fundo do Céu. Essa casa diz respeito aos nossos ancestrais, ao passado kármico, as nossas raízes e passado familiar, encontrando nosso lar e local de refúgio para recarregarmos nossas energias.

Quando estudamos atentamente o signo presente dessa casa podemos identificar nossas principais memórias da infância e o senso de pertencimento, base para o núcleo das nossas emoções e para fortalecimento do poder pessoal.

Casa Astrológica 5: Prazeres e Criatividade

A quinta casa astrológica surge para complementar nossa identidade apresentada na Casa 1, sendo o marco de uma nova fase em nosso Mapa Astral. Aqui, sentiremos o primeiro impulso para sermos reconhecidos, sentirmos prazer e encontrar aquilo que nos traz a sensação de felicidade.

Ao nos alinharmos com essa casa, nosso potencial criativo tende a ser fortalecido, nossa busca pelo prazer, diversão e namoro se intensifica. A Casa 5 é aquela que vai governar nosso lado artístico e amante, de nós mesmos e do outro.

Casa Astrológica 6: Saúde e Rotina

A sexta casa astrológica simboliza a rotina de trabalho, a qualidade do relacionamento com colegas, como nos aperfeiçoamos e nos colocamos a servir do outro. Embora não represente a casa profissional, por falar sobre rotina e disciplina diz muito sobre qual tipo de trabalho nos sentiremos mais a vontade de executar ao longo da vida.

Nesta casa encontraremos também informações sobre nossos hábitos e vícios, indicando possíveis dores físicas, capacidade de nos curarmos e também a forma como lidamos com as adversidades que se apresentam no caminho.

Casa Astrológica 7: Casamentos e Sociedades

A sétima casa astrológica influencia os relacionamentos que possuem compromisso amoroso mais sólido, contratos, parcerias e associações. Através dessa casa é possível saber quais tipos de pessoas você costuma atrair para a sua vida, quais qualidades admira no outro e a qualidade das relações, além de informar sobre seus inimigos.

Por estar em oposição a Casa 1, é aqui que se localiza o Descendente, ou seja, o signo e os planetas que estavam se pondo quando você nasceu, sendo um espelho do outro.

Casa Astrológica 8: Transformações e Morte

A oitava casa astrológica representa um aspecto profundo da alma, relacionado ao modo como a pessoa lida com a morte, não apenas física, mas também as grandes crises e términos em seu íntimo. Ao mesmo tempo que fala sobre as transformações e desprendimento do ego e dos apegos emocionais.

Ao nos depararmos com essa casa, encontraremos o final da linha, aquilo que nos espera do outro lado. Pode ser um processo doloroso, mas que promete cura e libertação.

Casa Astrológica 9: Espiritualidade e Viagens

A nona casa astrológica é também chamada “a Casa de Deus”, por estar associada a religião, às bençãos que recebemos e a nossa conexão com o mundo superior. Quando nos integramos com esse setor, conseguimos nos direcionar para nosso propósito, aceitando que existe algo além de nós e deixando para trás tudo que é trivial.

Está também conectada as viagens, a conhecer novos estilos de vida, novas culturas, expandir nossa consciência e nosso conhecimento. Pessoas muito apegadas, enraizadas e presas ao passado costumam ter problemas e bloqueios com essa casa.

Casa Astrológica 10: Propósito e Reputação

Sendo a segunda casa mais forte do Zodíaco, a décima primeira casa astrológica está associada a fama, nosso esforço pelo reconhecimento e a posição na sociedade. Aqui encontra-se o Meio do Céu, que é o ponto máximo onde queremos chegar na vida, ou seja, fala sobre nossa carreira, propósito e missão de vida.

Se o Fundo do Céu, ou seja, a Casa 4 remete ao passado e suas raízes, é aqui que teremos o Norte de onde chegaremos no futuro, como uma bússola que segue em direção ao sucesso profissional, às ambições e nossa contribuição para a sociedade.

Casa Astrológica 11: Amizades e Desejos

A décima primeira casa astrológica é a mais benéfica das casas sucedentes, pois representa a sorte que encontraremos pelo caminho, amizades duradouras, nossos sonhos e esperanças. As energias presentes nessa casa correspondem a tudo aquilo que podemos manifestar e cocriar com maior facilidade.

Nessa área nós nos integramos com o coletivo, interagindo ou não com movimentos sociais, projetos humanitários e altruístas, por exemplo.

Casa Astrológica 12: Carma e Inconsciente

A última casa astrológica expressa todas as energias presentes nos doze signos do Zodíaco, onde deixamos de lado o Eu e mergulhamos no Todo. Por isso, essa casa é também a representação de tudo que carregamos em nosso inconsciente, nossos processos kármicos e a transição entre dois mundos, analisando tudo que fizemos durante a vida ou que deixamos de fazer.

Por representar tudo que ficou oculto dentro de nós, é a casa da autossabotagem e das dores, e quando não está bem trabalhada pode refletir em nossa saúde mental e na nossa paz interior.

Agora que você já entendeu de forma abrangente o que é cada Casa, vamos estudar mais profundamente sobre cada uma delas? Clique abaixo para entender tudo sobre a Casa Astrológica 1:

Casa Astrológica 1: Sua Verdadeira Expressão para o Mundo

 

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas