Desde os tempos remotos, a Lua é considerada um dos elementos mais importantes da natureza. Conhecida por sua capacidade de influenciar marés, beneficiar períodos de colheita e marcar a transição entre solstícios, seu símbolo se tornou primordial, sendo incluído inclusive no Calendário, tal qual sua importância.
Da mesma forma, seu trânsito influencia também nossos ciclos de vida. Sabemos, por exemplo, que os eclipses lunares são estudados há séculos por astrônomos, e, até hoje possuem a capacidade de influenciar nosso humor, hábitos e até mesmo os ciclos menstruais.
Por isso, compreender sua localização de acordo com as Casas Astrológicas te possibilitará não apenas conhecer mais sobre suas você, como também te ajudará a lidar com suas fraquezas e vulnerabilidades.
Influência da Lua nas Casas Astrológicas: Significado e Característica
Enquanto o Sol está ligado a energia masculina e a identidade externa, na Astrologia, a Lua representa a energia feminina, responsável pelas emoções, intuição, sensibilidade e sabedoria. De acordo com a localização no Mapa Astral e posição que ocupa no céu, poderá definir o quanto uma pessoa é intuitiva, como lida com seus próprios sentimentos, como expressa sua feminilidade, e, seu lado materno.
A Lua possui ainda a capacidade de influenciar o inconsciente, através de sonhos, memórias do passado e a relação com a criança interior, onde restauramos nossa força e resgatamos nossa essência mais pura. Através dela conseguimos compreender aspectos de nossa personalidade, como nossas sombras e padrões.
Antes de continuar, temos uma sugestão para você! Escolha seu Signo no Formulário abaixo e receba informações sobre ele diretamente no seu e-mail.
A Lua no Mapa Astral
Quando compreendemos a posição da Lua no Mapa Astral, temos a oportunidade de resgatar a nossa força interna, intensificando nossa intuição, trazendo mais equilíbrio para nossas emoções e quebrando padrões dolorosos, como dependência emocional e inseguranças.
Em algumas fases da vida, você pode vivenciar instabilidades emocionais, onde se sentirá vulnerável ao expor suas sombras, agirá impulsivamente ou através do medo. Isso acontece porque suas características lunares determinarão a forma como você irá lidar com seus sentimentos, seja através da introspecção, agressividade ou até mesmo melancolia.
No Mapa Astral, a Lua indica ainda aquilo que nutre a sua essência, como seus interesses, hobbies e paixões. Se sua Lua estiver equilibrada, ela despertará sua empatia em ajudar o próximo, sua sensação de conforto e segurança dentro do ambiente familiar e seu bem-estar. Entretanto, em desequilíbrio, poderá aumentar o senso de insegurança, a dependência emocional, falta de autoconfiança e amor próprio, sensação de inferioridade, carência e até mesmo timidez.
Tudo isso dependerá de qual posição ela se encontra nas Casas Astrológicas, como pode ser visto a seguir.
A Lua nas Casas Astrológicas
Lua na Casa 1:
Ao transita na Primeira Casa do Mapa Astral, sua presença poderá representar uma pessoa que possui uma natureza emocional introspectiva, que tende a se sentir mais confortável em um ambiente tranquilo e longe de exposição.
Quem possui a Lua dentro dessa casa, pode se sentir mais vulnerável a trocas sociais, isso porque tem a tendência a absorver mais energias de ambientes ao redor e ter instabilidades emocionais, mas poderá encontrar o equilíbrio através de rituais de bem estar, aconchego e conforto.
Lua na Casa 2:
Dentro da Segunda Casa, a Lua representa uma pessoa com apego material e necessidade de segurança e estabilidade financeira. O dinheiro possui um valor maior para pessoas que tem a Lua transitando nessa casa, caso contrário, suas emoções ficarão instáveis e até mesmo desestruturadas.
Quem possui a Lua nessa casa buscar o equilíbrio ao entrar em contato com a natureza e com animais. Além de ser favorável para negócios e estabelecer propostas comerciais.
Lua na Casa 3:
Quando a Lua está ocupando a posição da Terceira Casa, indica uma pessoa que possui facilidade para comunicação, estudos e viagens. É alguém que gosta de investir em novos cursos ou habilidades de aprendizagem novas, além de transmitir esse conhecimento para os outros.
Tende a ser favorável para profissões relacionadas à Comunicação e Jornalismo, mas em desequilíbrio, pode causar dispersão e falta de foco.
Lua na Casa 4:
Quando ocupa este setor, significa que está em seu signo domiciliar, visto que a Lua é regente de Câncer. Isso significa que, a pessoa que possuir a Lua nesta casa poderá sentir sua influência em maior evidência e intensidade. Sua representação se dará através de grande apego a família, aconchego ao lar e movida por seus sentimentos.
É uma pessoa que gosta de se dedicar ao conforto do lar e ter momentos de introspecção, mas deve prestar atenção para manter a própria autonomia, visto que possui forte vínculo e dependência com seu núcleo familiar.
Lua na Casa 5:
Ao ocupar a posição da Quinta Casa, a Lua influencia sentimentos amorosos, tanto em relacionamentos com outros parceiros, quanto a dedicação aos filhos, muitas vezes em demasia, além de indicar forte tendência ao mundo da beleza e exibição. São pessoas que possuem perfil amoroso, acolhedor e emotivo.
Tende a favorecer àqueles que estão solteiros em busca de um par, e ser propício para o desenvolvimento da autoestima.
Lua na Casa 6:
Quando está na posição da Sexta Casa, a Lua representa uma pessoa que está fortemente conectada ao trabalho e ao desejo de ajudar os outros. A empatia tende a ser mais intensa, porém, possui uma natureza analítica e pragmática.
Tende a favorecer profissões que se preocupam com o bem estar alheio como a área da saúde, e favorável para projetos comunitários, além de facilitar a adaptação e organização de novos ambientes.
Lua na Casa 7:
Quando a Lua ocupa a Sétima Casa, representa uma pessoa carismática, amorosa e empática. Sua preocupação com os outros costuma ser prioridade em sua vida, se colocando muitas vezes no papel de doador, além do necessário. Possui um grande senso materno e voltado ao feminino.
É importante ficar atento para não desequilibrar as relações ao fazer demais pelo outro, pois tem um forte senso e necessidade de querer agradar, causando instabilidade no relacionamento e na própria autoestima.
Lua na Casa 8:
A Lua, presente nesta casa, confere ao individuo emoções intensas, sensibilidade forte e altamente intuitiva. Será uma pessoa que gosta de seduzir através dos seus sentidos, e proporciona ao indivíduo alta libido e tendências sexuais.
Tende a ser favorável para obter prestígio e admiração, entretanto, em desequilíbrio, costuma provocar bloqueios sexuais e distanciamento emocional.
Lua na Casa 9:
Quando está ocupando esta casa, a Lua representa uma pessoa otimista, voltada para estudos astrológicos, esotéricos ou espirituais. Tem um desejo forte por viajar e experenciar novas línguas e culturas. Gosta de viver a vida de maneira tranquila, sendo gentil e agradável.
Um dos cuidados que se deve ter, é para que a pessoa que possui a Lua nessa casa, não fique presa a tantos questionamentos sobre sua missão de vida, pois tem senso de honrar seu propósito e estar sempre em busca de algo maior.
Lua na Casa 10:
Ao ocupar a Décima Casa, a Lua indica uma pessoa apegada ao lado profissional e com personalidade de característica sérias e introspectivas. Representa alguém que possui as emoções estáveis, que pesam sempre os prós e contras através da razão, e possuem grande ambição.
Tende a ser favorável para carreira, mas em desequilíbrio, gera incomodo pela melancolia ou pelo impulso de estar no controle, causando frieza e racionalidade.
Lua na Casa 11:
Dentro da Décima Primeira Casa, a Lua representa pessoas altruístas, compreensivas e comunicativas. São voltadas à projetos comunitários, auxiliar o próximo e grande empatia. Entretanto, pode também representar certa instabilidade emocional, visto que gostam de se guiar pela racionalidade.
A Lua, em desequilíbrio dentro desta casa, pode indicar individualidade acentuada, além de fuga emocional.
Lua na Casa 12:
A Lua, dentro desta Casa, aponta para uma pessoa hipersensível, ligada às emoções, com personalidade sonhadora e empática. São pessoas que gostam de ajudar, sabendo se colocar no lugar do outro, voltadas à espiritualidade, com senso de propósito e ligadas ao feminino.
Em desequilíbrio, pode representar pessoas pré-dispostas a serem dependentes emocionais, melancólicas e que buscam viver em reclusão emocional.