Eras Astrológicas: Cronologia e Transição para a Era de Aquário

Temos escutado muito sobre a Era de Aquário e a transição para essa nova Era Astrológica. No entanto, fala-se muito pouco  sobre a definição das Eras Astrológicas e como acontece a mudança de uma Era para outra.

 

 

Entendo a Mudança de Eras Astrológicas: a Precessão dos Equinócios

De forma geral, conhecemos os dois movimentos básicos da Terra: o movimento de rotação e o de translação. A rotação é da Terra sobre o seu próprio eixo, gera os dias e as noites e dura 24 horas. Já o movimento de translação é o que Terra gira em torno do Sol, gera a sucessão das estações do ano e dura 12 meses.

Porém, há ainda um terceiro movimento mais complexo chamado de “Precessão dos Equinócios”. É justamente neste terceiro movimento que a mudança de Eras Astrológicas se baseia.

Sabemos que o eixo terrestre não é fixo e que a Terra não é uma esfera perfeita. Nesse sentido, a “Precessão de Equinócios” é a mudança do eixo inclinado de rotação da Terra. Essa mudança é acarretada pelo próprio movimento de rotação, pela gravidade e por outros fatores. Pode parecer um pouco complexo, mas é porque e mesmo! Mas, você não precisa se ater tanto aos detalhes astronômicos se esse tema não for do seu interesse.

 

Por sua vez, o sistema solar dá voltas ao redor da galáxia sobre uma linha imaginária chamada eclíptica. Nesse movimento, cada volta dura cerca de 25.920 anos, em um ciclo eterno chamado de ano cósmico e que passa pelos 12 signos do zodíaco.

 

Entendo a Mudança de Eras Astrológicas: o Ponto Vernal

Era Astrológica é definida a partir do Ponto Vernal, que é o ponto determinado pela posição do Sol quando esse cruza o equador celeste enquanto se movimenta na eclíptica. Esse cruzamento acontece próximo ao dia 21 de março. Portanto, ele está diretamente relacionado ao momento em que ocorre o equinócio de Primavera no hemisfério norte e o equinócio de outono no hemisfério Sul.

O Ponto Vernal percorre as doze constelações do zodíaco em um período de 25.920 anos e muda de signo aproximadamente a cada 2.160 anos, devido à mudança do eixo inclinado da Terra.

A ordem por onde ele passa é inversa ao Zodíaco que conhecemos: vai de Câncer para Touro, em seguida para Áries, depois para Peixes, e assim por diante. Portanto, a mudança de Eras Astrológicas ocorre muito lentamente e eventos bastante significativos indicam as transições entre elas.

 

 

Cronologia das Eras: Da Era de Peixes para a Era de Aquário

Agora, estamos presenciando o movimento do Ponto Vernal através dos últimos graus do signo de Peixes, cuja Era teve como marco o nascimento de Jesus. Portanto, estamos entrando na famosa Era de Aquário. Isso significa que nos próximos 2.160 anos vibraremos uma energia aquariana.

Aquário é o signo que carrega simbolicamente uma ânfora, um objeto antigo, que despeja as águas e compartilha o conhecimento com a humanidade. Enquanto isso, o signo oposto Leão é o signo do ego.

Nesse sentido, nós vamos perceber ambas essas energias sendo relevantes neste momento, moldando muitas mudanças na humanidade, principalmente em relação às ideias.

De forma geral, os temas mais importantes para a Era de Aquário serão a coletividade e a igualdade entre as pessoas. Além disso, Aquário também tem muito a ver com consciência política, revoluções, rebeldia e com conflitos. Será uma Era de grandes invenções e de grande evolução tecnológica.

 

 

De forma geral, os temas mais importantes para a Era de Aquário serão a coletividade e a igualdade entre as pessoas. Além disso, será uma Era Astrológica de grandes invenções e de grande evolução tecnológica.

 

Breve Resumo das Eras Astrológicas Anteriores

Era de Câncer – A Era de Câncer veio para mostrar ao mundo que era necessário a dissolução, a mistura e a integração. Câncer fala muito dos instintos, das famílias e da reorganização social e cultural importantes para o povo da época. Um grande marco desta Era foi a Arca de Noé.

Era de Gêmeos – Por ser um signo de Ar, da comunicação, essa Era representa a época das grandes civilizações e grandes dinastias. Nessa Era, o progresso e organização tomavam o lugar da barbárie. Além disso, esta Era é permeada de lendas e mitos sobre gêmeos como Osíris e Set e Caim e Abel.

Era de Touro – Esta Era foi o auge do elemento Terra, relacionado à busca por segurança e maior estabilidade. De forma geral, seus marcos foram a agricultura, as grandes construções e o surgimento dos coletores de impostos de moedas.

Era de Áries – Áries é um signo de Fogo e regido por Marte. Portanto, a Era de Áries foi marcada por grandes guerras, conquistas territoriais, poder militar, instabilidade e por grandes líderes que buscavam dominar territórios.

Era de Peixes – A Era de Peixes representa uma era de Água, do sentimento, da vida espiritual, dos instintos profundos e da fertilidade. O início dessa Era teve como marco o nascimento de Jesus e seus ensinamentos de compaixão e amor incondicional. Portanto, essa Era trouxe a mensagem de um Deus que não mais pune e ameaça como na Era de Áries, mas que perdoa, é compreensivo e prega a união, a bondade e a solidariedade entre todos.

Resumidamente, as Eras Astrológicas mudam a cada 2.160 anos e são marcadas por acontecimentos característicos de cada signo. Atualmente, estamos em transição para a Era de Aquário, que trará grandes mudanças para a humanidade.

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas