A Roda da Fortuna (Arcano Maior 10)

O que a carta da Roda da Fortuna representa no Tarot

As cartas do Tarot são chamadas de Arcanos. Existem os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Neste post, você vai aprender mais sobre o décimo Arcano Maior, o Arcano 10: A Roda da Fortuna.

Cada carta do Tarot traz suas possibilidades e é importante saber com profundidade o que cada uma representa. Dessa forma, poderemos usar essa poderosa ferramenta de orientação e autoconhecimento da melhor forma.

 

O Significado da carta da Roda da Fortuna

O Arcano da Roda da Fortuna é uma carta cheia de simbolismos. Acima de tudo, ela mostra que inúmeras coisas podem acontecer na nossa vida e que não somos capazes de controlar tudo.

 

A Roda da Fortuna mostra que inúmeras coisas podem acontecer na nossa vida e que não somos capazes de controlar tudo.

 

Esse Arcano também traz 4 animais ou figuras com livros que representam a sabedoria e o equilíbrio que precisamos ter em todos os campos da nossa vida. Esse equilíbrio está relacionado aos 4 elementos Água, Fogo, Terra e Ar, que seriam os planos mental, sentimental, físico e espiritual.

 

A Roda da Fortuna também representa a sabedoria e o equilíbrio que precisamos ter em todos os campos da nossa vida.

 

As palavras-chaves da Roda da Fortuna são instabilidade, mudanças, destino, karma e falta de controle do nosso momento atual. Este Arcano nos convida a pensar que o futuro segue a linha de tendência do que cocriamos no presente. Ou seja, nos convida a pensar que nós somos a somatória do nosso passado com o nosso presente e é isso que irá criar nosso futuro.

 

As palavras-chaves da Roda da Fortuna são instabilidade, mudanças, destino, karma e falta de controle do nosso momento atual.

 

Além disso, a Roda sempre tem um eixo-fixo, o que indica que nós estaremos sempre nos movimentando, mas que teremos sempre esse eixo. Portanto, não importa o que está acontecendo no externo, nosso Eu Interior é sempre o mesmo. O que muda são os campos energéticos: emocional, físico, mental e espiritual e precisamos trazer sabedoria para lidar com eles para que o futuro nos traga situações melhores.

 

As Representações desse Arcano para diferentes áreas da vida

Amor

No amor, a Roda da Fortuna indica um período de grande instabilidade. Ela mostra que precisamos deixar fluir, tanto se estamos em busca de alguém ou se já estamos em um relacionamento. Ou seja, ela diz que não adianta tentar controlar a vida.

 

Trabalho e Dinheiro

No trabalho, a Roda da Fortuna simboliza um momento que pode trazer grandes fortunas e crescimentos, principalmente se estamos trabalhando positivamente, se gostamos do nosso trabalho e fazemos com amor. Mas se não estamos nessa frequência, perceberemos uma virada de jogo em que teremos que nos reorganizar para conseguir evoluir e crescer profissionalmente.

Por outro lado, em relação ao dinheiro, esse Arcano indica que não é o momento ideal para fazer grandes investimentos. É preciso pensar melhor se devemos investir ou guardar um pouco mais. De forma geral, ele indica que é importante nos organizarmos e prepararmos para as situações inesperadas que virão.

 

Saúde

Em relação à saúde, este Arcano mostra um processo positivo. Pode mostrar algumas instabilidades bem pequenas, como alguma alteração energética ou hormonal, mas pede para que cuidemos da nossa saúde e busquemos o equilíbrio.

 

Espiritualidade

Já no conceito espiritual, a Roda da Fortuna indica que haverá contatos espirituais de diversas formas, seja através da imaginação, do sonho ou por um processo de se sentir conectado com a espiritualidade.

 

Em aspectos gerais, a Roda da Fortuna é uma carta desafiadora que fala da necessidade de deixar a vida fluir, mas trabalhar nosso Eu Interior, nosso equilíbrio e sabedoria interna para sermos sempre o nosso melhor e atrairmos as melhores situações no futuro.

Quando sai a Roda da Fortuna, significa que mudanças vão acontecer em todas as áreas da vida e não é fácil prever se elas serão positivas ou negativas. Portanto, pode ser interessante jogar outra carta para entender o que pode acontecer.

 

Conteúdo: Tiago Maçon
Edição: Carolina Mezher

 

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas