Os Planetas na Astrologia

A Divisão dos Planetas na Astrologia e sua Interpretação no Mapa Astral

A Astrologia trabalha a partir da interpretação de quatro pilares que estão presentes no Mapa Astral. Os quatro pilares da Astrologia são os Planetas, os Signos, as Casas Astrológicas e os Aspectos Planetários.

Os planetas são o primeiro pilar e são os agentes que causam a ação. Ou seja, os planetas indicam as ações que podem acontecer na nossa vida conforme o seu posicionamento no nosso Mapa.

Além disso, é importante saber que a Astrologia Moderna trabalha com 10 planetas: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Já a Astrologia Tradicional trabalha apenas com 7 planetas porque, no início da Astrologia, os planetas Urano, Netuno e Plutão ainda não tinham sido descobertos.

 

A Divisão dos Planetas na Astrologia:

Luminares ou Lumiares – Em primeiro lugar, temos o Sol e a Lua, que são os Luminares e os consideramos como influências planetárias na análise do Mapa Astral.

– De forma geral, o Sol representa a nossa noção do “eu”, a nossa identidade e o nosso espírito.

– Por sua vez, a Lua representa as nossas ligações e respostas emocionais.

 

Planetas Pessoais – Em seguida, temos Mercúrio, Vênus e Marte, que são chamados de planetas pessoais porque estão mais próximos da Terra e do Sol. Portanto, eles nos influenciam em maior grau.

– Mercúrio representa os nossos padrões mentais e a nossa forma de falar, de nos expressar.

– Vênus representa o nosso modo de demonstrar afeto.

– Marte é o planeta que representa o nosso instinto de sobreviver, a nossa ação, a nossa luta e a nossa forma de agir no mundo.

 

 

Planetas Sociais – Em seguida, Júpiter e Saturno são chamados de planetas sociais. Eles afetam a forma como nós nos colocamos em sociedade e também a forma que um grupo se comporta.

– Júpiter é o planeta da expansão e representa o nosso anseio de progredir, de crescer na vida.

– Saturno é o último planeta que conseguimos ver a olho nu. Portanto, ele representa a nossa consciência de limite além de outras coisas como amadurecimento e ordem.

 

Planetas Geracionais – Por último, temos os três planetas geracionais, que são considerados apenas na Astrologia Moderna: Urano, Netuno e Plutão. Eles possuem essa denominação porque ficam muito tempo no mesmo lugar. Portanto, eles influenciam toda uma geração de pessoas da mesma forma e é muito difícil sentir a sua influência de uma forma individual.

– Urano representa a nossa busca de independência, além de onde queremos ousar e criar.

– Netuno representa o nosso anseio por algo maior.

– Plutão representa a nossa capacidade de regeneração e de transformação.

 

 

Formas de Interpretar os Planetas no Mapa Astral

Além disso, é importante saber que na leitura e interpretação de Mapa Astral, representamos os planetas por verbos. Nesse sentido, os verbos indicam a ação específica que cada um dos planetas pode desencadear na nossa vida, a depender do seu posicionamento no nosso Mapa.

Alguns exemplos de verbos que podemos usar para cada planeta são:

Sol – Planeta que ilumina,  que aquece, que mostra a essência.

Lua – Planeta que sensibiliza, que emociona, que mexe emocionalmente, que intui, que cuida.

Mercúrio – Planeta que racionaliza, que fala, que mentaliza, que estuda, que compartilha, que envia, que comercializa, que vende, que dialoga, que mantém contato.

Vênus – Planeta que sente, que ama, que gosta, que ajuda, que cuida, que agracia, que aquece com um abraço, que consola, que embeleza.

Marte – Planeta que age, que briga, que guerreia, que movimenta, que se move, que direciona.

Júpiter – Planeta que expande, que doura, que cresce, que dá sorte, que abunda.

Saturno – Planeta que restringe, que torna maduro, que compromete, que se responsabiliza, que cresce, que envelhece, que burocratiza, que foca no profissional.

Urano – Planeta que revoluciona, que transforma profundamente, que muda drasticamente, que inova, que moderniza, que robotiza.

Netuno – Planeta que espiritualiza, que sensibiliza, que foge da realidade, que se embriaga, que fantasia.

Plutão – Planeta que finaliza, que transforma espiritualmente, que implode, que explode.

 

Portanto, os planetas são um dos quatro pilares da Astrologia e são os agentes que causam a ação em nossa vida. Cada planeta tem uma influência específica na nossa vida, que podemos representar através de verbos. Além disso, para entender a influência de um planeta na nossa vida, devemos levar em conta o seu posicionamento no nosso Mapa Astral.

 

Conteúdo: Silvia MD
Edição: Carolina Mezher

Compartilhe esse conteúdo

Artigos relacionados

Anterior
Próximo

Áreas relacionadas

Explore outras áreas